domingo, 29 de agosto de 2010

Rodízio completa 15 anos com efeito quase nulo sobre ar de SP

Gestão da mobilidade é uma combinação de estratégias articuladas. A desarticulação não se restringe a cidade de São Paulo, infelizmente!


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2908201007.htm
Folha de São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Medida foi criada em 1995 para tirar carros das ruas e baixar poluição

Eduardo Geraque 

Na semana em que São Paulo registra um de seus piores índices de secura e má qualidade do ar, o rodízio de veículos completa 15 anos. A medida foi criada em 1995 justamente para lidar com a poluição. Sob esse ponto de vista, porém, sua eficácia hoje é quase nula. Após dois anos de testes, ele seria repaginado. Em 1997, o objetivo central da ação passou a ser o aumento da fluidez do tráfego.
A operação, pelos números atuais, não faz direito nem uma coisa nem outra.

Os índices de poluição, principalmente por ozônio e poeira, estão mais ou menos estabilizados, mas em níveis altos, indicam os registros. O trânsito, principal alvo do rodízio em vigor, continua cada vez mais travado, por causa do aumento da frota. "O rodízio por si só e da forma como ocorre na cidade não é solução nem para a qualidade do ar nem para a mobilidade", diz a pesquisadora Leila Martins, especialista em poluição do ar. A pesquisadora lembra que a legislação brasileira é muito permissiva se comparada, por exemplo, com a da União Europeia e a dos EUA.

Para outra estudiosa do assunto, Maria de Fátima Andrade, da USP, quantificar o impacto do rodízio na poluição não é uma tarefa fácil. "A operação deve contribuir pouco para baixar os poluentes. Mas sua existência não deixa ainda de ser positiva", afirma Maria de Fátima.  Alfredo Szwarc, que dirigia a Cetesb (agência ambiental estadual) em 1995, diz que a experiência foi positiva 15 anos atrás. "Baixou os níveis de monóxido de carbono na atmosfera, que era o problema da época", afirma.  O fato de o rodízio ter mudado de meta altera as consequências da operação, diz o ex-diretor da Cetesb.

ULTRAPASSADO

Em 1995 e 1996, a restrição durava o dia inteiro e não apenas três horas no pico da manhã e outras três à tarde. "Atualmente, no máximo, o rodízio evita que o problema piore [em termos de poluição do ar]", diz Szwarc. No quesito redução do trânsito, diz o consultor, o rodízio "está ultrapassado".  Na semana passada, especialistas voltaram a pedir a extensão do rodízio, novamente, por motivos ambientais. O governo do Estado chegou a recomendar oficialmente que os paulistanos deixassem o carro em casa.

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