terça-feira, 1 de junho de 2010

Aventura na Central do Brasil

Semana passada precisei chegar a algum lugar de Duque de Caxias para pegar uma carona e começar uma viagem.  Estava no Humaita e comecei a analisar as minhas opções:

- Desconsiderar a carona e ir até a Rodoviária Novo Rio que é desconectada da rede do Metrô (O Rio tem a caracteristica de abandonar os turistas regionais a própria sorte!) pela seguinte sequência: ônibus do metrô no Humaita - metrô até a Cidade Nova - ônibus do metrô até a Rodoviária
- 2ª Sequência: ônibus do metrô no Humaita - metrô até a Central - trem até Caxias
- 3ª Sequência: ônibus do metrô no Humaita - metrô até a Central - ônibus que passa pela Rodovia Presidente Dutra

Me recomendaram expressamente abandonar a opção de trem visto que o ramal que segue até Caxias é pouco adaptado para pessoas.  Suas condições de conforto estão no padrão de saco de batata!

Optei pela 3º sequência.  Tive surpresas positivas e negativas na Estação da Central. As positivas: muita gente, comunicação visual satisfatória (não me perdi), limpeza do local razoável, diversas lojas populares.  Já as negativas: muita fila no guichê do bilhete único (eu não preciso, mas para quem precisa não deve ser nada agradável esperar muito tempo para ter desconto no transporte) e o que mais me indignou foi a cobrança do banheiro público (R$1,00). Como é que num lugar para as pessoas que moram na periferia, com baixo poder aquisitivo, cobram para usar o banheiro? E o aluguel das lojas? Serve para que?

Não precisa nem destacar que quando consegui chegar ao Terminal Rodoviário Americo Fontenelle, após me afunilar na calçada entre os camelos e o transito intenso das ruas do entorno, qual era o odor que predominava!!

Realmente quem administra os transporte públicos (serviço, terminais, tarifa, etc) não usa transporte público e odeia quem usa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário