quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Espaço Publico e Segurança Viária para Pedestres - Michael King



Fia 23 de fevereiro, quarta-feira, assisti a palestra "Espaço Publico e Segurança Viária para Pedestres" do Arquiteto americano Michael King promovida pelo ITDP e CET-RIO. Ele veio apresentar as intervenções realizadas para humanização das vias nos projetos que realizou em diversas cidades do mundo.

Mais interessante que as medidas em si, que muitas já são de dominio de engenheiros e arquitetos, foi a exposição de seu partido de projeto.
- voce deixaria seu filho de 7 anos atravessar a rua para ir a escola? Então: quais as medidas que precisam ser tomadas para permitir que uma criança de 7 anos possa atravessar a rua?
- Projetar conversões que se adaptam a caminhões proporcionam que automoveis possam fazer o giro a 43km/h. É esta a velocidade que gostariamos que um automovel realizasse em uma curva em qualquer lugar?

Outras questões ficaram no ar: Porque nos cruzamentos da cidade do Rio de Janeiro as travessias de pedestres estão recuadas da esquina se os pedestres não fazem desvios?

O exemplo acima é a intervenção da 8ª Avenida com inclusão de travessia de pedestre em 2 tempos, ciclovia, estreitamento da pista e travessia proximo a esquina.

Pela quantidade de tecnicos da Prefeitura que estavam no auditório, em torno de 50, acredito que num futuro proximo, teremos mudanças significativas na qualidade dos projetos urbanos.

Um comentário:

  1. Boa Simone!!! Valeu pelo poste, fico feliz que vc tenha gostado de evento e tomara que vc tenha razão...

    Jonas

    ResponderExcluir