Mais um bom exemplo do que a falta de planejamento urbano com alternativas para transporte de massa pode gerar para a cidade. Quem pode anda de helicoptero! Quem não pode, se vira para chegar de qualquer jeito!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
domingo, 25 de abril de 2010
Trânsito ruim faz procura por bicicleta aumentar
Num pais tropical como o nosso não adianta desenvolver a malha cicloviária somente. Deve-se estimular estacionamento de bicicletas com apoio de vestiários com chuveiros e armários nos locais de trabalho. Do contrário, a bicicleta será eternamente tratada como modo de transporte de lazer ou modo de transporte para a baixa renda!
Outra questão interessante é que nas faculdades de arquitetura e urbanismo aprendemos a projetar a cidade para os carros na lógica modernista, pelo menos, foi essa a formação que tive. E aí fica uma questão: Como os técnicos da prefeituras poderão desenvolver bons projetos cicloviários que são extremamente delicados no detalhe se não recebemos essa capacitação no ensino universitário?
Tenho a sorte de trabalhar a 3km do local de minha residência o que possibilita a ida ao trabalho de bicicleta. Pedalo bem devagar procurando as ruas mais sombreadas. O kit (maquiagem, sabonete) fica sempre na bolsa para não ficar muito desconfortável e desarrumada o dia todo! Contudo, durante os 2 meses de verão escaldante do Rio de Janeiro, voltei ao ônibus, já que, infelizmente, não tem vestiário no meu local de trabalho.
sábado, 24 de abril de 2010
Estações de Metrô Elitizam Entorno - Jornal Estado SP 15/04/10
Essa é uma contribuição do Eng. Carlos Paiva. "artigo publicado no jornal Estado de SP, em 15 de abril de 2010, com base em artigo publicado na revista de Engenharia, em 2009: Distribuição da População na Região Metropolitana de São Paulo". É uma noticia que mostra claramente como as infra-estruturas de transportes de massa modificam a dinâmica das áreas urbanas. A compreensão deste fenômeno é fundamental para diminuir a segregação urbana e social.
Marcadores:
transporte/uso do solo
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Um amor de carro - TONY JUDT
Neste dia de quase feriado, um texto do historiador Ton Judt sobre a relação da geração dos pais dele e dele própria com o automóvel. Vale a reflexão de como nos comportamos em relação a este veículo e o que devemos passar para as próximas gerações!!
sábado, 17 de abril de 2010
Sem espaço, SP procura novo centro financeiro
Essa operação urbana paulista é um otimo exemplo para reflexão porque a Cidade do Rio de Janeiro pretende realizar o mesmo processo com a Área Portuária. Há a saturação tanto do trafego quanto de construções na área da operação urbana mesmo com terrenos vazios. O modo de circulação estimulado foi o rodoviário individual com a sendo a Ponte Estaiada o grande símbolo. Fica o recado, operações urbanas ambiciosas como essa sem transporte de massa se saturarão em curto espaço de tempo com baixos padrões de qualidade ambiental para quem frequenta esse lugar.
Marcadores:
transporte/uso do solo
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Transporte em Curitiba já registra superlotação
Em setembro de 2009, visitei Curitiba. Sem dúvida, é o sistema de transporte por onibus mais DIGNO que já andei!! Pela primeira vez, me senti sendo transportada como cidadã ao inves de um saco de batatas! Mesmo com a sua saturação, ainda se distancia em muito em qualidade dos sitemas por ônibus das capitais brasileiras.
Porém, uma das surpresas que tive ao visitar Curitiba foi a baixa permeabilidade das ciclovias e a sua baixa utilização como modo de transporte. Elas atendem as áreas de parques como lazer. Tambem pude verificar alguns corajosos ciclistas nas canaletas dos ônibus, o que não é recomendável.
Para onde o sistema de transporte de Curitiba deve crescer? Será o metro? Será que aliviaria para o sistema de ônibus se o cidadão pedalar uns 5km? Realmente esse é uma discussão que começará a agitar!
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Unprecedented Series of “Recalls” Will Dramatically Change Our Communities
Esse artigo foi sugerido pela Arquiteta Claudia Escarlate e se encaixa perfeitamente neste periodo de revisão do que queremos para a nossa cidade, principalmente depois da caos causado pela chuva no Rio de Janeiro. Nesta confusão, os transportes de massa foram os únicos meios de transporte confiáveis e as pessoas morando em áreas de riscos foram as que mais sofreram...
Esse conteúdo trata da dificuldade e de iniciativas de fazer "recalls" de espaços urbanos que apresentam perigo de vida para a população. Em artigos anteriores já tivemos uma prévia na visita do Arquiteto Michael King a CET-RIO que segue esta tendência!
http://www.pps.org/info/newsletter/april_first_2010/
http://www.pps.org/info/newsletter/april_first_2010/
domingo, 4 de abril de 2010
Cidade funcional deve ter múltiplos centros, diz senador francês
Mais um exemplo de que investimento dispersão estratégicas de centros multiplos, investimento em transporte público e moradia social devem ser inseridos em um contexto de pensamento coletivo de cidade para realmente proporcionar qualidade de vida para os cidadãos. Essa entrevista foi realizada com um politico (senador) francês durante sua visita ao World Urban Forum 5.
Marcadores:
transporte/uso do solo
Assinar:
Postagens (Atom)