quinta-feira, 11 de março de 2010

Gestão da Mobilidade em Centros Históricos Brasileiros

Eis aqui estratégias para redução de veiculos e caminhões em áreas sensíveis, Pelourinho e Ouro Preto.  Além de ajudar a não danificar mais o patrimônio histórico existente por causa de poluição, trepidação, atritos físicos constantes, são interessantes para estimular a maior circulação de visitantes a pé! Infelizmente, ainda não visitei essas áreas depois da adoção dessas medidas, seria bom sabermos se ainda vigoram!

Folha de São Paulo, 10 de maio de 2005
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1005200533.htm
Salvador vai barrar veículos no Pelourinho

Iniciativa tenta conter danos provocados em prédios e ruas pela circulação de veículos no centro histórico da cidade
Luiz Franceisco da Agencia Folha, em Salvador

Tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como patrimônio cultural da humanidade, o Pelourinho, no centro histórico de Salvador, na Bahia, terá todos os seus acessos interditados definitivamente para veículos pela prefeitura da cidade.
A medida, adotada para preservar os 3.000 casarões dos séculos 16, 17 e 18 construídos no local, deve começar a vigorar em 30 dias -período estimado pelos técnicos da Secretaria Municipal dos Transportes para orientar a população e os turistas.
"Os calçamentos das ruas, de paralelepípedos, estavam sofrendo afundamentos, e muitos casarões, apesar de restaurados, apresentavam rachaduras visíveis devido à trepidação provocada pelos automóveis", disse a superintendente de engenharia de tráfego da cidade, Cristina Aragon.
O tráfego no Pelourinho já é proibido duas vezes por semana, às terças e aos domingos. Donos de carros usam as centenárias ladeiras do bairro para cortar caminho para outros pontos da cidade, o que foi verificado pelos fiscais da prefeitura ao longo de mais de três meses de observação.
Segundo Aragon, os fiscais agora só vão permitir a circulação de carros de emergência (ambulâncias, veículos policiais e do Corpo de Bombeiros) e de carga, que abastecem os estabelecimentos comerciais do Pelourinho.
A superintendente disse que os freqüentadores da região poderão deixar seus carros nos estacionamentos do centro histórico -as entradas são feitas por ruas laterais. "Há uma capacidade ociosa de 50% nos estacionamentos." Antes de a medida ser implementada, comerciantes, guias turísticos e visitantes do Pelourinho serão orientados sobre os locais para parar. Panfletos e cartazes serão distribuídos no centro histórico com as informações e um mapa dos pontos de estacionamento.
O comerciante Clarindo Silva, que trabalha no Pelourinho há mais de 40 anos, disse que apóia a decisão da prefeitura. "Além de afundamentos nas ruas, os carros provocam rachaduras em pisos e galerias, prejuízos para as redes elétrica, hidráulica e telefônica [todas são subterrâneas] e riscos de desabamentos", disse Silva, que também é presidente da Associação de Comerciantes do Centro Histórico de Salvador.
Os ônibus que transportam turistas também serão proibidos de entrar no centro histórico -todos deverão estacionar na praça da Sé, a menos de 500 metros do Terreiro de Jesus, onde começam as ruas de paralelepípedos.
A diretora de ações culturais do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) da Bahia, Tânia Simões, 58, concorda com a medida. "É evidente que alguns estabelecimentos podem ser prejudicados. Mas o que temos de pensar é na preservação de um patrimônio com mais de 400 anos."
Para os gerentes de lojas e hotéis, a proibição de circulação de carros no centro histórico de Salvador vai dificultar o acesso de turistas ao local. Antes de a prefeitura anunciar a decisão, os hotéis e pousadas localizados no centro histórico costumavam oferecer translado para os turistas.
"O turista quer praticidade e comodidade. Ninguém quer andar para chegar até o local de hospedagem", disse Nataly Silva, 23, que trabalha no setor de marketing do Hotel Pelourinho.

Plantão O Globo, 16/06/2009
Ouro Preto adota estacionamento rotativo e restrige circulação de caminhões
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/06/16/ouro-preto-adota-estacionamento-rotativo-restrige-circulacao-de-caminhoes-756363322.asp

Belo Horizonte e São Paulo - A Prefeitura de Ouro Preto, em Minas Gerais, decidiu alterar as regras de trânsito e estacionamento para preservar o patrimônio histórico e garantir a segurança de pedestres. O estacionamento diante do Museu da Inconfidência, o mais procurado pelos turistas que chegam de carro à cidade, não existe mais. O piso foi elevado em 15 centímetros e, no próximo dia 25, começarão a funcionar 526 vagas de estacionamento rotativo.
Caminhões também não vão poder circular livremente pelas ruas da cidade histórica. Veículos de carga com mais de 6 toneladas e 10 metros de comprimento só poderão descarregar mercadorias no centro histórico entre 6h e 9h e das 19h às 22h. O comércio da cidade, que funciona de 9h às 18h, terá de se readaptar para receber as mercadorias.
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto foi eleita uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em concurso realizado pela "New 7 Wonders Portugal", a mesma que organizou as sete novas maravilhas do mundo. Segundo a Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico, com sede no Rio Grande do Sul, os monumentos concorrentes foram definidos de acordo com o valor histórico e patrimonial de origem e influência portuguesa no Mundo. Foram escolhidas ainda no Brasil a Igreja e Convento de São Francisco de Assis e Ordem Terceira de Salvador, ambos em Salvador.

Um comentário:

  1. Fui a Ouro Preto no final de semana passado e fora esses carros estacionados na praça e nas ruas, adorei!!!!!!!! Agora realmente tem que tirar esses carros de lá....... e no Rio, da Floresta da Tijuca também...... vc não acha?

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